A dinâmica da pintura na Op Art é alcançada com a oposição de estruturas idênticas que interagem umas com as outras, produzindo o efeito óptico. Diferentes níveis de iluminação também são utilizados constantemente, criando a ilusão de perspectiva.
O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo falso.
Observe a imagem abaixo:
Observe a imagem abaixo:
Victor Vasarély foi pintor e escultor húngaro de origem francesa, considerado o "pai da OP ART", nasceu na Hungria. Estudou em Budapeste e depois foi para Paris, onde trabalhou como gráfico em várias empresas de publicidade. Falece aos 91 anos de idade em Paris.
O período entre 1950-60 (período Black and white) marca definitivamente o trabalho de Vasarely, uma vez que ao introduzir pela primeira vez a sugestão de movimento sem existir movimento real, cria uma nova relação entre artista e espectador (que deixa de ser um elemento passivo para passar a interpretar livremente a imagem em quantos cenários visuais conseguir conceber), desenvolvendo e definindo os elementos básicos da OP ART.
BRIDGET RILEY (1931)
Bridget Riley nasceu em Londres em 1931. Pintora inglesa, influenciada por Vasarély. O estilo de Riley é marcado por listras que se sobrepõem, curvas onduladas, discos concêntricos e quadrados ou triângulos que se repetem.
POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE CIRCUNFERÊNCIAS
Para compreender ainda mais a formação das obras e compreender sua estrutura, vamos conhecer as Posições Relativas entre Circunferências.
Antes disso, é importante saber a diferença entre Círculo e Circunfência:
Círculo: Conjunto dos pontos internos de uma circunferência
Circunferência: A circunferência é o contorno do círculo
Agora, observe os tipos de posições:
Posição Concêntrica: As circunferências possuem o centro em comum.
Posição Externa: Duas circunferências são consideradas externas, quando não possuem pontos em comum (não se tocam) e estão externas (fora) uma da outra.
Posição Interna: As circunferências não possuem pontos em comum (não se tocam), e uma está localizada no interior da outra, mas não no centro (como na concêntrica).
Posição Secante: As circunferências possuem dois pontos em comum (as linhas se tocam em dois pontos).
Posição Tangente Externa: Duas circunferências são chamadas assim, quando possuem somente um ponto em comum (se tocam por um ponto) e uma está exterior à outra.
Posição Tangente Interna: Possuem um ponto em comum (se tocam por um ponto) e uma está no interior da outra.Agora, vamos identificar as posições Relativas entre Circunferências, nas obras de arte. Para isso, devemos selecionar duas circunferências da composição apenas e classificá-las de acordo com cada posição. Observe:
Exemplo 1:
Exemplo 2:
POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE RETAS E CIRCUNFERÊNCIAS
Vamos conhecer agora os quatro tipos de posições relativas entre Retas e Circunferências e identificá-las nas obras Op Art.
Posição externa: A Reta e a circunferência não se tocam e estão externas uma a outra.
Posição Interna: A Reta não toca a circunferência e se encontra dentro dela.
Posição Secante: A Reta cruza a circunferência, ou seja, a toca em dois pontos.
Posição Tangente: A Reta toca a circunferência em um único ponto.
Agora, vamos identificar as posições entre Reta e Circunferência na obra abaixo:
Obs: Não há posição Interna nesta composição
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