segunda-feira, 16 de maio de 2011

OP ART e Posições Relativas entre Circunferências


A Op Art, com suas pinturas voluptuosas, brincam com nossas percepções ópticas. As cores são usadas para a criação de efeitos visuais como sobreposição, movimento e interação entre o fundo e o foco principal. Os tons vibrantes, círculos concêntricos e formas que parecem pulsar são as características mais marcantes deste estilo artístico.



A dinâmica da pintura na Op Art é alcançada com a oposição de estruturas idênticas que interagem umas com as outras, produzindo o efeito óptico. Diferentes níveis de iluminação também são utilizados constantemente, criando a ilusão de perspectiva. 




O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo falso.




                                                Observe a imagem abaixo:

Repare como no na primeira figura, nossos olhos percebem os quadros A e B de diferentes tonalidades. Mas ao colocar-se duas faixas de mesma cor sobre os dois quadros (segunda imagem) vemos que os tons de cinza são iguais.






 VICTOR VASARÉLY (1906-1997)

Victor Vasarély foi pintor e escultor húngaro de origem francesa, considerado o "pai da OP ART", nasceu na Hungria. Estudou em Budapeste e depois foi para Paris, onde trabalhou como gráfico em várias empresas de publicidade. Falece aos 91 anos de idade em Paris.




O período entre 1950-60 (período Black and white) marca definitivamente o trabalho de Vasarely, uma vez que ao introduzir pela primeira vez a sugestão de movimento sem existir movimento real, cria uma nova relação entre artista e espectador (que deixa  de ser um elemento passivo para passar a interpretar livremente a imagem em quantos cenários visuais conseguir conceber), desenvolvendo e definindo os elementos básicos da OP ART.



BRIDGET RILEY (1931)

Bridget Riley nasceu em Londres em 1931. Pintora inglesa, influenciada por Vasarély. O estilo de Riley é marcado por listras que se sobrepõem, curvas onduladas, discos concêntricos e quadrados ou triângulos que se repetem. 









POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE CIRCUNFERÊNCIAS


Para compreender ainda mais a formação das obras e compreender sua estrutura, vamos conhecer as Posições Relativas entre Circunferências.

Antes disso, é importante saber a diferença entre Círculo e Circunfência:

Círculo: Conjunto dos pontos internos de uma circunferência


Circunferência: A circunferência é o contorno do círculo 




Agora, observe os tipos de posições:

Posição Concêntrica: As circunferências possuem o centro em comum.

Posição Externa: Duas circunferências são consideradas externas, quando não possuem pontos em comum (não se tocam) e estão externas (fora) uma da outra. 

Posição Interna: As circunferências não possuem pontos em comum (não se tocam), e uma está localizada no interior da outra, mas não no centro (como na concêntrica).


Posição Secante:  As circunferências possuem dois pontos em comum (as linhas se tocam em dois pontos).
Posição Tangente Externa: Duas circunferências são chamadas assim, quando possuem somente um ponto em comum (se tocam por um ponto) e uma está exterior à outra.
 
 Posição Tangente Interna: Possuem um ponto em comum (se tocam por um ponto) e uma está no interior da outra.
Agora, vamos identificar as posições Relativas entre Circunferências, nas obras de arte. Para isso, devemos selecionar duas circunferências da composição apenas e classificá-las de acordo com cada posição. Observe:

Exemplo 1:



Exemplo 2:



POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE RETAS E CIRCUNFERÊNCIAS


Vamos conhecer agora os quatro tipos de posições relativas entre Retas e Circunferências e identificá-las nas obras Op Art.

Posição externa: A Reta e a circunferência não se tocam e estão externas uma a outra.
 Posição Interna: A Reta não toca a circunferência e se encontra dentro dela.
 Posição Secante: A Reta cruza a circunferência, ou seja, a toca em dois pontos.
 Posição Tangente: A Reta toca a circunferência em um único ponto.

Agora, vamos identificar as posições entre Reta e Circunferência na obra abaixo:


Obs: Não há posição Interna nesta composição





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